Leitura Bugs: Design e Cultura: sintonia essencial



Sugestão de Leitura BUGS: Livro Design Cultura Sintonia Essencial
1ª Edição, 206 - Editora: Serzegraf Ind. e Editora Gráfica - Autora: Ono, Maristela

Com o objetivo de divulgar livros relacionados a design,arte, arquitetura e decoração neste post  nossa sugestão de leitura é o livro Design Cultura Sintonia Essencial.





Esta publicação sem dúvida alguma nos instiga a observar as coisas a nossa volta de um ângulo novo e nos perguntarmos: 

O que faz apreciarmos determinados objetos e outros rejeitarmos?

Tendo como base a  tese de doutorado da autora, em seu texto o livro esclarece como  tecnologia, design e cultura se entrecruzam e que levar em conta as questões culturais,  enfatizando os valores humanos,  é fundamental para produção de objetos que atendam aos verdadeiros interesses dos usuários e não simplesmente para suprir demandas do mercado.

Observe esses refrigeradores retrôs:

Refrigerador  Bosch 

Refrigerador Smeg 
www.apartmenttherapy.com bosch-classic-refrigerator-98786.jpg


Porque as geladeiras tinham formas arredondadas e depois retas e porque  a indústria volta a fabricar geladeiras com linhas que remetem a décadas passadas?

Cadilac  Eldorado Biarritz 1959
 http://www.flickr.com/photos/clicks_1000/681239412/


Porque os carros “rabo de peixe” como o Cadilac  Eldorado Biarritz de 1959  tiveram grande  sucesso nos Estados Unidos e em outras partes do mundo não ?

Detalhe da luz de freio do Cadilac 1959 

A autora aborda de forma consistente a questão da globalização do design fazendo uso de reflexões relacionadas com a sociologia, filosofia e antropologia estudando objetos como máquinas de costura, automóveis, motos, mobiliário, cozinhas moduladas, panelas, eletrodomésticos entre outros  considerando o contexto histórico e as questões culturais .

Panela de arroz elétrica Eletrolux
  www.brinquedodemulher.net  wp-content  uploads  2010  11   panela-de-arroz.jpg

Ela analisa porque determinados objetos podem ser atraentes ou repulsivos, colocando em pauta  a dimensão simbólica dos objetos no viés de Bourdieu, Baudrilard, Bonsiepe, Maldonado entre outros 


Colecionadores e apreciadores de carros do passado investem para ter as peças minuciosamente restauradas e em bom estado de conservação e um dos trunfos  principais é possuir o manual do proprietário original.


Capa do Manual do Proprietário do Ford LTD, Gálaxie 1971  
http://www.adoosbrasil.compics20307132.jpg


Fuscão e fusquinha: apelidos carinhosos dados a um carro amado pelos brasileiros apesar de sua origem não ser verde e amarela. http://bestcars.uol.com.br/cpassado3/fusca-15.htm


Porque os Brasileiros consideraram o Fusca um carro “simpático” e apesar de “simples” ele foi apreciado por várias gerações  ?

A autora finaliza analisando as questões de globalização e identidade nacional de forma esclarecedora.

O livro Design  e Cultura: sintonia essencial nos faz pensar sobre as coisas que estão ao nosso redor, que o gostar ou não de um objeto envolve algo além de uma opinião pessoal,  está relacionado com o contexto cultural no qual estamos inseridos. Neste sentido, de onde observamos  reflete no como vemos e julgamos algo. 

Comentários

Marion disse…
Ah, que legal... deve ser muito interessante essa tese! E o fusca? tem taaaaantos lindinhos por aí... eu adorara ter aquela azeitona que tínhamos... hehehe! Abs.
Olá Marion, o livro é denso mas de leitura agradável, a transformação da tese em um livro foi muito bem trabalhada pela autora. Azeitona verde é um apelido bem mais charmoso do que o do fusca que eu tive que era o "hulk". Quase todos davam um nome para estes adorados carros.

Postagens mais visitadas